Alergia ao cigarro – Mito ou Verdade?

Alergia ao Cigarro ou Irritabilidade à Fumaça? - Mito ou Verdade?

Mito! A fumaça do cigarro não é um alérgeno, mas pode ser um problema para pessoas sensíveis.

A fumaça de cigarro não pode ser considerada um alérgeno - algo que desencadeia uma reação alérgica pelo seu sistema imunológico. Mas entrar em contato com a fumaça do cigarro pode causar sintomas nasais e respiratórios que imitam uma reação alérgica.

O cigarro não causa alergia mas sim é um agente irritativo das vias aéreas, com prejuízo importante naqueles Indivíduos que já tem alergia como asma ou rinite.

O fumo do cigarro danifica a integridade da camada epitelial do pulmão e facilita a penetração de alérgenos por comprometer os mecanismos de defesa inatos nos pulmões.

Por exemplo, você pode ter dificuldade em respirar, chiado, diminuição da capacidade pulmonar olhos irritados, tosse e espirros.

A fumaça do tabaco é mais precisamente um irritante que pode produzir reações semelhantes a alergias.

Crianças e adultos que já estão comprometidos com alergias ou asma alérgica podem ser particularmente sensíveis à exposição ao cigarro. A fumaça do tabaco entra nas vias aéreas das pessoas alérgicas e enfraquece o revestimento protetor das células, tornando assim mais fácil para os verdadeiros alérgenos penetrarem nos pulmões.

Alergia ao cigarro - Mito ou Verdade?

Riscos Para Não Fumantes

As crianças e cônjuges de fumantes têm um risco aumentado de desenvolver asma e infecções respiratórias. A fumaça do cigarro também aumenta o risco de exacerbação da doença alérgica como na asma, bronquite e rinite alérgica.

O tabagismo também pode piorar as alergias pré existentes irritando as vias respiratórias e oculares.

Atenção ao narguilé que apesar de muitos acharem ser inofensivo pode ser até 30 vezes pior que a carga de nicotina do cigarro em apenas uma tragada!

Ao perceber os sintomas consulte seu médico!

Mais informações

4 Respostas

  1. Gostei demais da sua opinião médica!!! Tenho episódios de dermatites desde criancinha! Manchas vermelhas após o banho que desapareciam rapidamente sem coceiras. Agora aos 74 anos estou sofrendo uma grande crise por todos os lugares do corpo a 2 meses. Muita coceira!!!! Tomei durante 2 meses predisin e um antialérgico específico para o problema (receitado por médicos) , porém sofri demais com os efeitos colaterais negativos! Parei com toda a medicação e iniciei uma terapia de limpeza e desintoxicação bebendo muita água e urinando muito. Então comecei a melhorar bastante! E quando coça muito uso a bolsa de gel bem geladinha para aliviar. Dermatite atópica tem cura definitiva? Atenciosamente, Leticia Neri
    • Admin
      Bom dia Leticia! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. O CRM não permite os médicos discutirem casos clínicos por meio de mídias, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3234 6174 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança. Seria importante uma consulta com a Dra. para avaliar, pois cada caso é diferente. E se a dermatite atópica tem cura definitiva, muitos pacientes entram em remissão espontânea na adolescência, mas pode retornar na fase adulta. Obrigado pelo contato e espero ter ajudado.
  2. Boa noite Dra Janaina. Descobri a pouco q tenho alergia e intolerancia ao gluten. Ja tirei tudo e nao melhora a sensaçao de no na garganta. Infelizmente sou fumante e tenho pesquisado mas nao acho nada concreto, a Sra sabe dizer se contem gluten no cigarro, papel? Obrigada.
    • Janaina Melo
      Bom tarde Michele! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. Não permitido aos médicos discutirem casos clínicos fora de um atendimento pessoalmente em consulta, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3911 9980 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o seu caso, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança.

Deixe um comentário

WhatsApp