Alergia a picadas de insetos

Alergia a picadas de insetos.

Com a chegada do verão, as crianças brincam mais ao ar livre e com pouca roupa. O calor também favorece a multiplicação de insetos e neste período aumentam as alergias à picada de insetos, com vermelhidão local, inchaço e intensa coceira.

As reações adversas decorrentes de picada de insetos podem ser por 2 tipos:

🐝 Por insetos sugadores ou HEMATÓFAGOS (mosquitos, pernilongos, borrachudos, mutucas e pulgas) que provocam reações locais e geralmente auto-limitadas.
🐝 Por insetos que injetam veneno ou HIMENÓPTEROS (vespas, marimbondos, abelhas e formigas), os quais podem provocar reações graves como ANAFILAXIA.

🐜 PREVENÇÃO:

🔸 A prevenção vai desde medidas simples, porém fundamentais, como: telas em janelas, dedetização, ventiladores, repelentes e em casos graves à imunoterapia com vacinas utilizando venenos de insetos que induzem a criação de anticorpos capazes de bloquear a ação dos alérgenos levando à tolerância.

🐜 REAÇÕES:

🔸 Uma pessoa pode ser picada sem exibir reações graves e a partir daí se sensibilizar, apresentando reações sucessivamente mais intensas em picadas posteriores. Trabalhadores rurais e apicultores são pessoas mais susceptíveis a apresentar sensibilização, embora possa ocorrer em qualquer pessoa.

🔸 Sempre que possível, tente identificar o tipo de inseto. Por exemplo, abelhas deixam o ferrão no local da picada, ao contrário de vespas e marimbondos.

🔸 A picada dos himenópteros (abelhas, vespas, marimbondos e formigas) pode causar dor, eritema, calor e inchaço no local da picada em qualquer pessoa. Contudo, algumas podem apresentar reações alérgicas que podem evoluir para urticária ou até mesmo para reações graves como o choque anafilático.

Reações Alérgicas do Tipo Anafiláticas

As reações graves podem progredir rapidamente. Procure rapidamente a emergência caso o indivíduo apresente os seguintes sintomas:

🐝 Placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada,
🐝 Inchaço em lábios, face, mãos, pés;
🐝 Mal estar, ansiedade, agitação;
🐝 Dificuldade para respirar, sensação de aperto na garganta, tosse, chiado;
🐝 Dor na barriga, enjoo, diarreia, incontinência urinária, vômitos;
🐝 Queda da pressão arterial;
🐝 Desmaio, sensação de morte iminente e perda da consciência.

🐜 REAÇÕES TÓXICAS:

🔸 Resultam de picadas múltiplas e simultâneas, podendo levar uma pessoa à morte, pela ação direta do veneno injetado.

🐜 TRATAMENTO:

Quando são reações leves e corriqueiras o tratamento é simples. Porém em caso de reações graves o uso da adrenalina é prioritário.

Veja como se usa a adrenalina autoinjetável: www.youtube.com/watch?v=vPw9qhsIU1U

Veja algumas dicas:

🐝 Se houver muitos insetos na região, um enxame, ou algo do tipo, dirija-se a uma área segura para evitar mais picadas;
🐝 Se houver ferrão preso à pele, retire-o. Esta atitude impedirá que mais veneno seja liberado;
🐝 Lave a área com água e sabão;
🐝 Uma compressa fria pode reduzir a dor e o inchaço;
🐝 Se surgir alguma bolha no local, não a estoure;
🐝 Não aplique substâncias caseiras;
🐝 Nunca use cremes ou pomadas antialérgicas sem indicação médica, porque alguns desses produtos podem desencadear reações locais, especialmente quando há exposição ao sol!!

👉👉 Caso ocorra a picada de inseto e você perceba uma reação alérgica, busque ajuda com o especialista, que poderá indicar o melhor tratamento e profilaxias como a imunoterapia. 👈👈

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

× WhatsApp