Alergia a Níquel – Como Evitar!

Alergia a Níquel – Como Evitar!

É interminável a quantidade de objetos do dia a dia que contêm níquel. Isso porque ele tem vantagens, como resistência à corrosão, maleabilidade, dureza e propriedades eletrônicas. A lista inclui celulares, pilhas recarregáveis, talheres e bandejas de inox, maçanetas, moedas, CDs, instrumentos musicais, jóias, bijuterias e até mesmo alimentos.

Em contato direto com a pele, o níquel pode causar reação alérgica, chamada dermatite de contato. Ela pode acontecer tanto depois de exposição prolongada ao níquel ou logo no primeiro contato. Depois de desenvolver a alergia, você sempre será sensível ao níquel. O principal tratamento é evitar o contato!

O diagnóstico na maioria dos casos é clínico, porém se há dúvidas pode ser solicitado pelo especialista o teste de contato ou patch teste para confirmar a alergia.

Sintomas

  • Vermelhidão ou erupções;
  • Mancha na pele que se parece com uma queimadura solar;
  • Sensação de picada;
  • Formação de bolhas (em casos muito graves);
  • Prurido (coceira);
  • Distúrbios intestinais, como inchaço, diarreia, perda de peso ou ganho (em caso de ingestão);
  • Sintomas sistêmicos generalizados (cefaleia, fibromialgia, respiratórios).

Como Evitar Alergia a Metais

  • Usar utensílios, talheres, ferramentas com cabo plástico;
  • Preferir bijuterias de aço cirúrgico ou titânio. Lojas especializadas vendem jóias de fantasia e pulseiras de relógio sem níquel;
  • Encapar botões internos (comuns em calças jeans);
  • Usar panelas de teflon, ágata ou aço inoxidável;
  • Escolher óculos com aro de plástico;
  • No caso de jóias existe a possibilidade de passar uma resina protetora anti-alérgica;
  • Sempre que for ao médico ou ao dentista informe sua alergia.

alergia a níquelALIMENTOS QUE CONTÉM NÍQUEL PODEM CAUSAR ALERGIAS

O Níquel é um metal encontrado na maioria das bijuterias para dar brilho às peças, e um dos maiores causadores de alergia na pele, ou seja, dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato é uma doença de pele inflamatória, caracterizada por muito prurido (coceira) e lesões avermelhadas e descamativas, causadas por agentes externos em contato com a pele.

Mas o níquel também está presente em alguns alimentos e a ingestão deles em pacientes sensibilizados pode causar reações alérgicas sistêmicas, como sintomas respiratórios, gastrointestinais, neurológicos e generalizados.

👉👉 Alimentos  👈👈

🌀 Frutas:

PERMITIDO: Pêssegos, peras, bananas, mirtilos, morangos e amoras são todos considerados frutas com baixo teor de níquel. Qualquer um desses exemplos pode ser ingerido fresco ou cozido, mas não processado.

EVITAR: Framboesa, abacaxi, figo, tâmara e ameixa. Maçã, tomate, laranja, toranja e outras frutas cítricas possuem pouco níquel, porém podem exacerbar os sintomas da alergia.

🌀 Vegetais:

PERMITIDO: A maioria dos vegetais. Os mais recomendados são pimentão, pepino, berinjela e crucíferos (repolho, couve flor, repolho chinês).

EVITAR: Vegetais verdes e folhosos, como o espinafre, a couve e alface, e legumes, especialmente feijão, lentilhas, ervilhas, broto de feijão e cenoura. Os vegetais podem estar frescos ou cozidos e produtos enlatados não são recomendados.

🌀 Laticínios:

PERMITIDOS: Todos os laticínios, como o leite, creme, queijo, manteiga e o iogurte.

EVITAR: Leite com achocolatado e iogurte de framboesa ou cítrico.

🌀 Grãos:

PERMITIDOS: O trigo refinado e a maioria dos produtos de milho, macarrão, arroz branco, cereal de milho e pão comum são todos alimentos com baixo teor de níquel.

EVITAR: Produtos integrais, trigo integral, farinhas multigrãos, aveia, cereais, arroz integral e sementes de flores, como a de girassol e gergelim.

🌀 Proteína Vegetal:

EVITAR: Nozes, castanhas, amendoim, sementes e proteína de soja.

🌀 Carne, Frango e Ovos:

PERMITIDOS: A maioria das proteínas animal contém baixo teor de níquel. Frango, peru, carne bovina e ovos são recomendados.

EVITAR: Crustáceos, como camarão e ostras, e salmão. Não coma carnes e peixes enlatados, como o atum.

🌀 Bebidas:

PERMITIDO: Café (com exceção dos que vêm em máquinas), refrigerantes e sucos de frutas com baixo teor de níquel.

EVITAR: Sucos cítricos e de maçã, bebidas com chocolate, chás, vinho e cerveja.O chocolate deve ser evitado.

Mais informações:

8 Respostas

  1. Uma duvida Se eu que sou alergica ao níquel,nao posso comer frutas processadas,pq iorgute posso tomar,se tambem é processado?
    • Janaina Melo
      Grata por entrar em contato Cecilia. A explicação é que alguns alimentos podem piorar, mas podem haver exceções.
  2. Em outras reportagens dissem que limão maçã são bom para .evitar alergia de niquel.gostaria de saber qual óleo devo usa na cozinha. É de foto que devo come.qual a alimentação saudável adequada. Tem alergia ao níquel.e a médica não me orientou em nada.mandou só pesquisar.to em dúvida.vcs pode me ajudar.
    • Janaina Melo
      Boa tarde Marines! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. Não permitido aos médicos discutirem casos clínicos fora de um atendimento pessoalmente em consulta, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3911 9980 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o seu caso, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança.
  3. Obrigada ... podem me ajudar com isso tem muitos dúvidas.fico muito vermelha .quando tomo um pouco de cerveja.obrigada
    • Janaina Melo
      Boa tarde Marines! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. Não permitido aos médicos discutirem casos clínicos fora de um atendimento pessoalmente em consulta, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3911 9980 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o seu caso, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança.
  4. Tenho alergia a níquel e metal, tenho que fazer implante com titânio, pode causar alergia?
    • Janaina Melo
      Boa tarde Carmelita! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. Não permitido aos médicos discutirem casos clínicos fora de um atendimento pessoalmente em consulta, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3911 9980 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o seu caso, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança.

Deixe um comentário

× WhatsApp