Alergia à Luz Solar

Alergia à Luz Solar ou Sensibilidade ao Sol não é tão Incomum.

Porém, a urticária solar é uma condição RARA e perigosa. Quem a possui corre o risco de sofrer erupções dolorosas na pele ao ser exposto às radiações ultravioleta ou até mesmo luz.

Em alguns casos a reação é tão forte que pode ocorrer mesmo se a pele estiver coberta. Nestes casos, deve-se proteger a pele ao máximo, até mesmo com tecidos com proteção ultravioleta.

☀️ ☀️ Diagnóstico

A alergia ao sol pode ser classificada em quatro grupos de acordo com os sintomas e as circunstâncias de surgimento:

  • Urticária solar;
  • Erupção cutânea fotoalérgica;
  • Erupção polimorfa à luz;
  • Fotossensibilidade.

O diagnóstico é obtido, através de um questionamento do surgimento da alergia e do histórico da doença. O especialista examina cuidadosamente a pele danificada para diferenciar a fotodermatose de outras afecções.

É realizado o fototeste, onde são emitidos alguns raios ultravioletas no ombro ou nas costas. Um teste positivo mostra sinais de urticária ou dermatite.

☀️ ☀️ Prevenção

Antes de sair de casa, aplique um protetor solar com filtro elevado com intervalos regulares, proteja a pele com roupa, chapéu de preferência com proteção ultravioleta. Use óculos de sol e, na praia, use sempre guarda-sol.

☀️ ☀️ SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SEU ALERGISTA!

5 Respostas

  1. Bom Dia , Tenho Alergia A O Sol Não Consigo Sai De Casa mesmo Com O Sol Encoberto. Minha pele coisa muito
    • Admin
      Bom dia Josefa! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. O CRM não permite os médicos discutirem casos clínicos por meio de mídias, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3234 6174 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança. Seria importante uma consulta com a Dra. para avaliar, pois cada caso é diferente e só assim é possível analisar as causas e possíveis tratamentos.
    • Janaina Melo
      Bom dia Josefa! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. O CRM não permite os médicos discutirem casos clínicos por meio de mídias, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3234 6174 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o caso pois existem alguns tratamentos, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança.
  2. Boa tarde. A dra. Janaina faz o patch test que confirma a alergia a luz solar?
    • Janaina Melo
      Boa tarde Thais! Eu sou o administrador do site da Dra. Janaina Melo e agradecemos pelo seu contato. A Dra. Janaina não realiza patch com aparelho de luz solar. Não permitido aos médicos discutirem casos clínicos fora de um atendimento pessoalmente em consulta, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3911 9980 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o seu caso, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança.

Deixe um comentário

× WhatsApp