Alergista, Alergologista ou Imunologista?

Alergista:

Os alergistas são médicos especializados para tratar todos os tipos de alergias.

Imunologista:

A Imunologia é uma área voltada ao estudo do sistema imunológico, nosso sistema de defesa, e das doenças decorrentes de alterações no seu funcionamento, que podem ser classificadas em três grandes grupos: imunodeficiências, alergias e doenças autoimunes.

Alergologista:

Alergologistas são médicos mais graduados em diagnosticar e tratar doenças alérgicas. O alergologista é o médico que concluiu com êxito um período de treinamento especializado em residência de Alergia e Imunologia e um período de treinamento em clínico geral e/ou pediatria, para estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as doenças.

Ambos, alergista e alergologista, são especialmente competentes na realização ou fornecimento dos seguintes:

• História de alergia e exame físico;
  • Solicitação e interpretação de exames de laboratoriais relacionados com alergia e imunologia;
  • Testes cutâneos e de contato;
  • Testes de provocação para doença alérgica e imunológica;
  • Análise e aconselhamento relativo a alérgenos e irritantes ambientais ou transportados pelo ar ou ingeridos;
  • Realização e avaliação de testes de função pulmonar e testes de marcadores inflamatórios;
  • Imunoterapia específica com alérgenos e venenos;
  • Tratamento farmacológico de transtornos alérgicos e doenças relacionadas;
  • Estratégias de modificação ambiental para reduzir a exposição a alérgenos;
  • Terapia imunomoduladora;
  • Dessensibilização a medicamentos e alimentos;
  • Avaliação e tratamento de competência alérgica e imunológica;
  • Prevenção primária, secundária e terciária de doenças alérgicas;
  • Educação de pacientes, cuidadores e médicos de atendimento primário.

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to contato@drajanainamelo.com.br

× WhatsApp